terça-feira, 20 de outubro de 2009

profissões (educação fisica)

A carreira

Um, dois, três, corre, agacha, pula, agarra a bola, olha a forma física! Ninguém melhor que o bacharel em educação física para despertar o corpo. Especialista em movimento e boa disposição, ele está cada vez mais presente no mundo atual. Além de trabalhar em escolas, clubes esportivos e academias de ginástica, atua em praias, hotéis, parques públicos e escolinhas de jiu-jítsu, judô, caratê, vôlei, futebol e natação. Para o diretor da Associação de Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul, Kita Umann, a razão desse crescimento é clara: as pessoas têm-se conscientizado de que combater o sedentarismo é importante tanto para os adultos quanto para as crianças.
"Sabe-se que a prática de atividades físicas deve ser feita sob supervisão de alguém especializado, a fim de evitar conseqüencias desastrosas algum tempo depois", diz Umann. Por isso aumenta a procura por professores de educação física também pelas empresas preocupadas com a saúde e o bem-estar de seus funcionários. O grande filão, porém, é o acompanhamento indivicual. "Sou personal trainer há seis anos", conta o paulista Roberto Toscano. Além de orientar o aluno individualmente, com exercícios físicos personalisados, recomendo dietas equilibradas - tudo para garantir o bem-estar e a boa forma." Mas outro setor vem se destacando: o de lazer e entretenimento, em pleno crescimento. Quem avisa é o diretor da Associação de Professores de Educação Física de São Paulo, Carlos magno de Araújo Cunha: Atualmente, os hotéis e os resorts sabem que não basta Ter um quadra de esportes. É preciso um profissional que organize os jogos e motive os participantes".
O mercado

Os bacharéis em educação física não precisam mais disputar vagas de professores, técnicos ou recreadores com outros profissionais e curiosos que, sem formação adequada, ocupavam espaço em hotéis, escolas e clubes. A profissão foi regulamentada em setembro de 1998, o que significa que o diploma passa a ser obrigatório para seu exercício. Rio de Janeiro e São Paulo oferecem boa chance de emprego. Só na capital paulista funcionam 3 000 academias de ginástica, metade delas inaugurado nos últimos dois anos. No Nordeste, o turismo abre enorme campo em hotéis e resorts. Alberto Reppold, professor da UFRGS, no Rio Grande do Sul, acrescenta: "Devem crescer também as atividades ligadas à natureza, como montanhismo e exploração de cavernas".
Salário médio inicial: R$ 1 051,76.
Em alta: Hotéis e resorts.
O curso

Para fazer o corpo se movimentar corretamente é necessário conhecê-lo bem. Por causa disso, o primeiro ano tem matérias básicas, como anatomia, ortopedia e fisiologia. No segundo, você vai aprender as principais modalidades esportivas. O estágio supervisionado é obrigatório. Para dar aula é preciso fazer licenciatura. Duração média: quatro anos.

Matérias
- 02 matérias entre: Arco e Flecha, Basquetebol, Boxe, Esgrima, Futebol de Campo, Futebol de Salão, Ginástica Olímpica, Halterofilismo, Handebol, Jiu - Judô - Karatê, Remo, Saltos Ornamentais, Tênis, Vela - Canoagem, Voleibol, Pólo e Aquático
- Anatomia
- Biologia
- Biometria
- Cinesiologia
- Fisiologia
- Ginástica
- Higiene
- Natação Atletismo
- Recreação Matérias Pedagógicas
- Rítmica
- Socorros Urgentes

Nenhum comentário: